voltar para o site MapBiomas

Matriz de transição - Cenários de uso do solo


#1

Bom dia!
Quero produzir um mapa de probabilidade de transição que indica as áreas mais favoráveis/tendências de mudança no uso do solo baseada nos dados históricos já produzidos pelo Mapbiomas. Isso seria a base para a elaboração de cenários onde serão incorporadas outras variáveis de contorno (ex: restrições legais, programas governamentais, indicadores socioeconômicos, etc.).
Fiz uma busca mas não encontrei nada relacionado ao uso dos dados de transição para fazer cenários de uso e ocupação do solo.
Gostaria de trocar ideias sobre esse tópico.

Obrigada.

Atenciosamente,

Priscila


#2

Oi Priscila,

Tudo bem?

Na próxima coleção do MapBiomas está previsto a apresentação de alguns cenários de uso e cobertura. Como a equipe MapBiomas pode ajudá-la a elaborar os seus cenários?

Att,

João


#3

Olá João!
Grata pela sua resposta.

Que legal que estão trabalhando nesse assunto!

Estou estudando serviços ecossistêmicos em diferentes cenários de uso do solo.
Para isso, levantei vários drivers (vetores de mudança) - alguns estáticos e outros dinâmicos.
A minha ideia é elaborar um cenário tendencial, baseado somente na matriz de mudança de uso a partir da série histórica do Mapbiomas; e outros dois cenários que serão baseados tanto nas tendências históricas extraídas dos mapas do Mapbiomas, quanto em variáveis dinâmicas e políticas públicas definidas na minha área de estudo.

Como não sou especialista em programação (aliás, não passo nem perto disso), pensei em usar modelos já prontos (ex: Dinamica EGO, da UFMG). Mas fiquei pensando se isso seria possível de realizar no GEE, ou se porventura já existe algum script que faça isso, considerando o poderoso banco de dados do Mapbiomas e todos os estudos que vcs já devem ter desenvolvido/acompanhado.

Agradeço desde já a sua colaboração.

Grande abraço,

Priscila