voltar para o site MapBiomas

Pixels com valor zero


#1

O que significa o valor zero (0) em pixels da coleção 4.0? Uma parte significativa dos pixels nos TIFFs de Biomas tem esse valor, porém não está listado na legenda nesse link.


#2

Por acaso alguém tem uma resposta aqui? Continuo sem entender o que está acontecendo. Copio abaixo a mensagem que enviei na aba “Contato” do site.

Caros,

Gostaria de perguntar sobre uma questão nas imagens TIFF providas pelo projeto. Quando baixo as seis imagens da coleção 4 (divididas por bioma), há um número imenso de pixels com valor 0 (zero). Se faço uma extração dos dados por município, há polígonos com porcentagens altíssimas de pixels “não-observado” (as vezes até 75% do polígono). Por outro lado, se baixo as séries já processadas por município em formato Excel, parece haver pouquíssimos pixels “não-observado”. Sabem explicar?

Obrigado.


#3

oi Ricardo,

Não deveria haver pixels com valor 0 (zero) no mapeamento. O valor 27 é reservado para “Não observado” mas após o filtro temporal até mesmo esse valor é raro no mapa.
Onde você encontrou esse valor ZERO? Será que não é fora das bordas dos biomas ou na área do oceano, onde o NODATA pode ter sido convertido para ZERO? Se esses valores estiverem no meio do mapa, por favor, me passe um exemplo de qual município e qual ano.

Um abraço,

Marcos


#4

Olá Marcos e Ricardo,

eu cheguei no mesmo problema, achei muitos pixels com o valor 0, embora não tenha ele na legenda. Um exemplo seria o município Canãa dos Carajás, testei para os anos 1986 e 2009 e em ambos os anos teve uma parte significativa dos pixels com o valor 0.

Por enquanto vou tratar como a categoria 27, mas seria bom acho eu, ter certeza sobre estes valores.

Muito obrigado pelo seu trabalho que vai me ajudar na minha tese.

abraços
Daniel


#5

Olá Daniel e Ricardo,

Eu testei novamente aqui. Toda imagem TIFF é necessáriamente um quadrado então, a área que está fora do município, bacia, estado, etc. é prechendica por ZERO na exportação para TIFF… esse ZERO é equivalente ao NO-DATA e pode simplesmente ser ignorado.

Um abraço,

Marcos